segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ENCONTRO DIOCESANO DE CATEQUESE 2012

Cerca de 400 catequistas, de diversas cidades das quatro foranias da Diocese de Ourinhos se reuniram em Santa Cruz do Rio Pardo, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, para o Encontro Diocesano de catequese 2012. As atividades se iniciaram às 08h00 com a chegada e acolhida das pessoas. Às 09h00 Dom Salvador Paruzzo, conduziu a celebração da Santa Missa, onde todas as paróquias puderam se apresentar aos presentes.
Por volta de 11h00, Pe. Gilberto Moretto, assessor diocesano de catequese abrilhantou o encontro com o primeiro tema a ser trabalhado: Catequese e Ano da Fé.
Pe. Gilberto iniciou falando um pouco sobre o ano da fé, a porta da fé (cf. At. 14, 27) que nos introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua igreja e que um dos motivos da elaboração do ano da fé é redescobrir a fé. Disse que professamos nossa fé na Santíssima Trindade, pois cremos em um Deus vivo, uma pessoa completa que se revelou em seu filho Jesus. Essa é a nossa fé! Atualmente, grande parte das famílias não exercem a função de transmitir a fé: hoje os pais não ensinam o sinal da cruz, a oração, o exemplo de ir a Santa Missa...
Pe. Gilberto falou também sobre as quatro partes do Catecismo da Igreja Católica (CIC) e que é inaceitável um catequista não utilizar como instrumento de trabalho e preparação dos encontros catequéticos o CIC. As quatro partes do CIC são: a fé professada (a profissão da fé, o credo); a fé celebrada (destacam-se os 7 sacramentos); a fé vivida (os 10 mandamentos) e a fé rezada (a oração, destaque para o Pai Nosso). Ao final das palavras de Pe. Gilberto tomou a palavra Frei Papin, vigário paroquial da Paróquia São Sebastião de Santa Cruz do Rio Pardo e assessor diocesano da Pastoral “Fé e Política”.
Frei Papin entregou a todos, folheto explicativo do ano da fé e a explicação passo a passo da criação do logotipo criado para o ano da fé. Em seguida, Dom Salvador conduziu a oração antes do almoço, que foi preparada com muito amor e dedicação por Álvaro (Mifrim) e sua equipe, que receberam posteriormente o carinho dos catequistas presentes pelo excelente trabalho realizado no encontro.
O retorno do almoço foi realizado com muita animação com o Ministério de música Filhos de Maria que agitaram os catequistas com diversas músicas e coreografias.
Às 14h00 Pe. Ademir Leme (Paróquia São Pio X, Ourinhos) à luz do evangelho do dia, proferiu algumas palavras para os catequistas, dizendo que não basta simplesmente seguir os mandamentos, os catequistas precisam ir além....ser exemplo, ser alegre e o seguimento a Jesus parte de uma conversão pessoal.
Após as palavras de Pe. Ademir, Irmã Maria Rosa (Irmãs Carmelitas do Espírito Santo) trabalhou o 2° tema do encontro: Discípulos e Servidores da palavra de Deus na missão da Igreja (doc. 97 – CNBB).
Irmã Maria Rosa disse aos presentes que todo catequista é um discípulo missionário e que Deus dá a se conhecer no diálogo, onde é revelado a amor entre as pessoas. A palavra de Deus é uma palavra vida, ela vai agir e o catequista precisa do diálogo com Jesus para de tornar um bom catequista....valorizando a palavra de Deus.
Na sequencia, irmã Nina (Irmãs Carmelitas do Espírito Santo) dirigiu uma dinâmica fundamentada na passagem dos Atos dos Apóstolos (At 8, 26-40), onde o texto nos apresenta 7 atitudes (levantar-se, partir, aproxima-se, acompanhar, correr, ouvir e anunciar).
Os catequistas foram divididos por suas respectivas foranias e precisaram escolher uma atitude, explicar o motivo da escolha, realizar uma oração e apresentar um objeto que representasse a palavra.
As foranias realizaram com muita destreza a tarefa. Antes do término das atividades, deram testemunhos e falaram sobre seus respectivos trabalhos na catequese, a Sra. Francisca (Santa Cruz do Rio Pardo), Sônia (Piraju), além do Pe. Giovanni Giglio (Paróquia São Benedito, Santa Cruz do Rio Pardo).
Encerramento o encontro diocesano 2012, Pe. Gilberto Moretto e Fátima Lamino (coordenadora diocesana da catequese) apresentaram aos presentes os coordenadores das quatro foranias de Ourinhos, além dos seminaristas e religiosas que participaram deste bonito e importante encontro diocesano de catequese.
Parabéns a toda equipe e colaboradores que organizaram e conduziram com muito carinho e dedicação este importante momento de formação e troca de experiências entre os catequistas da Diocese de Ourinhos.

Nenhum comentário: